DIA DAS MÃES
quarta-feira, 21 de março de 2012
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A FORÇA DA MULHER
A história da humanidade sempre foi marcada por traços muito fortes de preconceitos contra grupos sociais de diferentes características: raciais, de sexo, e de situação econômica, entre outros.
A discriminação contra a mulher teve origem nos conceitos preconceituosos até mesmo dos grandes pensadores como Platão que dizia: que os homens covardes que foram injustos durante sua vida, serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem; Aristóteles afirmava que "a fêmea é fêmea em virtude de certas faltas de qualidade e Rousseau que definia a mulher como ser destinado ao casamento e a maternidade contribuindo assim para a permanência da mulher numa posição de inferioridade.
Porem o heroísmo que brota com naturalidade das entranhas deste ser tão sublime, a coragem que é uma forte característica do elemento feminino, como foi comprovado através da ação heróica das mais de cem operarias da cidade de Nova York – EUA, no ano de 1857, que perderam corajosamente suas próprias vidas em prol da defesa dos seus valores e de um tratamento mais justo para com sua classe, isso tudo vem transformando esse cenário e a história de forma surpreendente.
Em 1910, durante uma conferencia na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser reconhecido como o dia internacional da mulher, data esta que foi oficializada em 1975 atiráveis de um decreto feito pela ONU.
No Brasil o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira as quis conquistaram o direito de votar e serem votadas para o cargo legislativo e executivo. Este fato veio consolidar o igual direito que a mulher tem de exercer sua cidadania demonstrando sua competência e sua capacidade.
Daí, então, muitas mulheres passaram a exercerem cargos políticos no Brasil; anos depois uma mulher assume a Presidência da Republica do Brasil com uma aceitação popular expressiva.
Mas diante de toda essa liberdade, muitas mulheres ainda sofrem maus tratos, abusos, sendo aprisionadas dentro do seu próprio lar.
Para solucionar de vez esse problema o nosso país deu mais uma vez um salto significativo para libertar estas brasileiras de vez deste cárcere: foi aprovada, em 7 de agosto 2006 a lei Maria da Penha, lei esta que nasceu através do sofrimento, da luta e da coragem de uma guerreira mulher brasileira.
Portanto, ressaltamos que esta data não é apenas para ser comemorada com reuniões ou festinhas, o objetivo principal é discutir a importância do papel tão importante que a mulher tem na sociedade. Reconhecer e por em praticas seus direitos que em muitos lugares do Brasil ainda são ignorados e acabar de vez com esse preconceito e desvalorização da mulher.
Quero aqui parabenizar todas as mulheres que fazem parte da minha vida: esposa filhas mãe irmãs e todas as mulheres araiosenses que merecem todo nosso respeito.
Autor:José de Ribamar Carvalho Filho
Assinar:
Postagens (Atom)