ORIGEM DO CARNAVAL
Originado na Grécia o Carnaval é uma festa que através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses, pela fertilidade do solo e pela produção abundante. Com o passar do tempo os gregos e romanos foram introduzindo nas festas bebidas e atos sexuais, despertando a intolerância da Igreja pra esse estilo de festa.
Tempos depois a própria Igreja adotou o Carnaval como uma festa sua, com todo um simbolismo religioso, foto este ocorrido por volta de 590 d.C. Sendo uma festa coordenada pela Igreja Católica, suas realizações passaram a expressar um sentimento autenticamente religioso comemorado através de cultos. Banindo os cantos e danças considerados atos pecaminosos.
Aos olhos do povo isto causava espanto, pois segundo eles fugia da real origem da festa, como o festejo pela alegria e pela conquista.
Durante o Concílio de Trento (reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre as questões pastorais de doutrina, fé e costumes) realizado em 1545, o carnaval volta a ser uma festa popular.
Sua chegada ao Brasil ocorreu por volta de 1723 por influência dos europeus. Ocorria de forma singela: desfile de pessoas fantasiadas e mascaradas. Os blocos carnavalescos vieram surgir só por volta do século XIX com suas alegorias.
O povo brasileiro adotou a festa de uma forma tão original que hoje, em grande parte do mundo, é difícil falar de carnaval sem lembrar o Brasil. O Carnaval se tornou uma das maiores comemorações do nosso país. As famosas Marchinhas foram evoluindo assim a festa crescia em quantidade de participante e em qualidade.
Temos hoje um dos maiores Carnaval do mundo. Destacando as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, os famosos blocos e trios elétricos da Baia, o Frevo em Pernambuco e o alegre Carnaval em todos os estados brasileiros.
Prof. José de Ribamar C. Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário